quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Série: História da Bíblia na Prática – Jonas: A história do profeta que fugiu de Deus | #HBP001

 


 

Jonas era um profeta que recebeu a ordem de Deus para ir à cidade de Nínive e profetizar contra ela. Porém, Jonas decidiu fugir de Deus. Diante deste relato, é possível fugir de Deus?  É o que vamos descobrir!

 


Se desejar, assista o conteúdo no Youtube. Link abaixo:

 
 

No tempo do profeta Jonas, havia uma cidade chamada Nínive. Nínive era uma cidade grande e populosa, mas também era uma cidade muito pecadora. O povo de Nínive era violento, cruel e adorava falsos deuses.

 

Um dia, Deus chamou Jonas e lhe disse: "Vá a Nínive e profetize contra ela. Diga que, dentro de quarenta dias, a cidade será destruída."

 

Jonas ficou muito assustado com essa ordem. Ele não queria ir a Nínive porque sabia que o povo daquela cidade era violenta e cruel. Então, Jonas decidiu fugir de Deus. Ele pegou um navio para Társis, uma cidade que ficava longe de Nínive.

 

Mas Deus não permitiu que Jonas fugisse. Ele enviou uma forte tempestade ao mar. O navio começou a balançar e a rolar. Os marinheiros ficaram apavorados.

 

Eles jogaram as mercadorias ao mar para tentar acalmar a tempestade. Mas a tempestade não parou.

 

Os marinheiros decidiram tirar sortes para ver quem era o responsável pela tempestade. A sorte caiu em Jonas.

 

Então lhe disseram: — Agora nos diga: Quem é o culpado por este mal que nos aconteceu? Qual é a sua ocupação? De onde você vem? Qual a sua terra? E de que povo você é?

Jonas respondeu:  — Eu sou hebreu e temo o Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra.

Então os homens ficaram com muito medo e lhe perguntaram: — O que é isso que você fez?

Pois aqueles homens sabiam que Jonas estava fugindo da presença do Senhor, porque ele lhes havia contado.

 

Os marinheiros perguntaram a Jonas o que eles deveriam fazer para acalmar a tempestade. Jonas disse: "Joguem-me ao mar, e a tempestade vai parar."

 

Os marinheiros não queriam jogar Jonas ao mar. Mas eles não tinham outra escolha. Eles jogaram Jonas ao mar, e a tempestade parou imediatamente.

 

Jonas foi engolido por um grande peixe. O grande peixe levou Jonas para o fundo do mar, onde Jonas ficou três dias e três noites.

 

No fundo do mar, Profeta Jonas orou a Deus e disse:

 

Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu ouviste a minha voz.

Pois me lançaste nas profundezas, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram sobre mim.

Então eu disse: ‘Estou excluído da tua presença; será que tornarei a ver o teu santo templo?’"

"As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça.

Desci até os fundamentos dos montes; desci até a terra, cujos ferrolhos se fecharam atrás de mim para sempre. Tu, porém, fizeste a minha vida subir da sepultura, ó Senhor, meu Deus!

Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.

Os que adoram ídolos vãos abandonam aquele que lhes é misericordioso.

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que prometi cumprirei. Ao Senhor pertence a salvação!"

 

Deus ouviu a oração de Jonas. E Ele ordenou ao grande peixe que vomitasse Jonas na praia.

 

Jonas saiu da praia e foi para Nínive. Ele pregou a mensagem de Deus ao povo da cidade.

 

O povo de Nínive ouviu a mensagem de Jonas e se arrependeu de seus pecados. Eles vestiram roupas de saco e jejuaram.

 

Deus viu o arrependimento do povo de Nínive. Ele decidiu não destruir a cidade.

 

Jonas ficou muito chateado quando soube que Deus não havia destruído Nínive.

 

Ele orou ao Senhor e disse: — Ah! Senhor! Não foi isso que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que tu és Deus bondoso e compassivo, tardio em irar-se e grande em misericórdia, e que mudas de ideia quanto ao mal que anunciaste.

Agora, Senhor, peço que me tires a vida, porque para mim é melhor morrer do que viver.

E o Senhor disse: — Você acha que é razoável essa sua raiva?

 

Então Jonas saiu da cidade e sentou-se num lugar a leste da mesma. Ali construiu um abrigo, sentou-se na sombra, para ver o que aconteceria com a cidade.

 

Então o Senhor Deus fez crescer uma planta por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu desconforto. E Jonas ficou muito contente por causa da planta.

 

Mas no dia seguinte, ao amanhecer, Deus enviou um verme, que atacou a planta, e ela secou e Jonas ficou exposto ao sol.  O sol era tão forte que ele quase desmaiou

 

Jonas ficou muito triste e disse: "Eu prefiro morrer do que viver assim."

 

Deus perguntou a Jonas: "Você está com compaixão por esta planta que você não plantou nem regou? Ela nasceu e cresceu em uma noite, mas depois de um dia ela secou. E você não deveria ter compaixão de Nínive, uma grande cidade com mais de cento e vinte mil pessoas?"

 

Quais lições práticas podemos extrair do Livro de Jonas?

 

A história de Jonas nos ensina duas lições importantes:

 

1) Deus é soberano

·         Deus é descrito como criador (Jn 1:9)                   

·         O vento obedece a Deus (Jn 1:4)                             

·         O mar obedece a Deus (Jn 1:15)                              

·         O grande peixe obedece a Deus (Jn 1:17; 2:10)                

·         Os marinheiros obedecem a Deus (Jn 1:16)         

·         Os ninivitas obedeceram a Deus (Jn 3:5)              

·         A planta obedece a Deus (Jn 4:6)                            

·         O verme obedece a Deus (Jn 4:7)                            

 

2) Deus é misericordioso

·         Deus é descrito como misericordioso (Jn 4:2)    

·         Com os marinheiros (Jn 1:15)                                                   

·         Com Jonas (Jn 1:17; 2:1-10)

           Nota de rodapé: O grande peixe não é a disciplina de Deus contra Jonas, mas sua salvação!                       

·         Com os ninivitas (Jn 3:10)                                                          

 

Jonas descobriu que ninguém consegue fugir de Deus, porque está escrito no Livro de Salmos, capítulo 139:  Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda ali a tua mão me guiará, e a tua mão direita me susterá.

 

Quando há obediência, arrependimento verdadeiro dos nossos pecados, Deus nos concede uma nova chance para desfrutar da Sua misericórdia e seu Amor. Aproveite este momento e desfrute deste privilégio na presença de Deus.

 

Essa foi a história da bíblia na prática. Hoje, falamos de Jonas: A história do profeta que “tentou” fugiu de Deus!

 

E ai? Curtiu esta História da Bíblia? Se sim, não esqueça de compartilhar com os seus amigos nas suas redes sociais.

 

Eu vou ficando por aqui! Te vejo no nosso próximo encontro!

 

Um grande abraço! Deus te abençoe! Até lá!

 

Seu irmão Cristo, Tio Leo ✋🏻😃

 

 

 

Nenhum comentário:

Política de Privacidade Política de Cookies